Inventário de Mulheres Possíveis em São Paulo

March 7, 2018

Editora Patuá recebe Val Prochnow e Julia Panadés na Livraria Patuscada
em evento de lançamento do nosso querido Inventário de mulheres possíveis,
de Val Prochnow. Finalmente em São Paulo!

 

Neste sábado, dia 10 de março, a partir das 17 horas, Val Prochnow e Julia Panadés apresentam o Inventário de mulheres possíveis em seu primeiro evento de lançamento na capital Paulista. Durante o evento haverá venda do livro e seção de autógrafos.
 

A escrita do Inventário, livro de estréia de Val Prochnow, começou na tentativa de criar um método. “Me propus o exercício de colocar em uma caixa de sapatos vazia, todos os dias, ao longo de um ano, uma série de formulações, começos, esboços, fragmentos colhidos a partir da observação cotidiana. Foi fácil perceber que todos os textos depositados na caixa traziam a mulher como figura central”. Ao abrir a caixa um ano depois, a autora iniciou o percurso de edição dos textos. “Foi como montar um quebra-cabeça. O reencontro com as anotações iniciais me ofereceu uma variedade de tipos femininos, de fragmentos heterogêneos. Ao construir as características das personagens a partir dos fragmentos depositados na caixa, mergulhei na diversidade de figuras que me cercam”, explica. Ao todo 37 textos compõem a publicação. Os textos foram organizados na forma de um inventário, em ordem alfabética.
 

A parceria de Julia Panadés com a autora passa tanto pela edição dos poemas quanto pela criação dos desenhos: “Fiz a leitura do ‘Inventário’ várias vezes antes de começarmos o processo de edição e a simultânea criação dos desenhos. As leituras prévias e o longo processo de edição me alimentaram de sensações, figuras e cenas que serviram para a feitura dos desenhos. Desde o começo eu tive a intuição de que as imagens trariam elementos dos reinos humano e vegetal. Inicialmente seria o corpo feminino no híbrido com a planta. A ideia das mãos surgiu quando tentei incorporar o que as mulheres inventariadas me ofereciam, seus modos de olhar, gestos, tempos, temperamentos”.


A autora ressalta que a construção de uma rede feminina perpassou todo o processo de criação do livro até a finalização do objeto: edição, desenhos, revisão, projeto gráfico, comunicação, fotografia, todas as etapas do trabalho foram elaboradas e executadas por mulheres. “O livro não é um manifesto político, mas, de certa forma, evoca certas vozes de resistência que estão em atrito e confluência com o momento atual. O Inventário transita por universos complexos e bastante humanos, ora mais trágicos, ora mais estranhos, ora mais explícitos, ora mais sutis. Penso que, quanto mais mulheres publicarem, quanto mais mulheres se colocarem e se posicionarem mais chance temos de abrir uma outra percepção de mundo que altere o retrato padrão, convencionalmente traçado pela predominância de uma visão masculina.”

 

 
Lançamento Inventário de mulheres possíveis

Sábado, 10 de março, a partir das 17:00
Livraria Patuscada
Rua Luís Murat, 40, Pinheiros São Paulo

PRODUTOS RELACIONADOS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Please reload

Please reload

ARQUIVO

Lançamento: Inventário de Mulheres Possíveis, de Val Prochnow

1/2
Please reload

EM DESTAQUE
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon

SEGURANÇA

PAGAMENTO

© 2017 MODULAR—EDIÇÕES CNPJ 13.147.396/0001-46